Comunicado de Imprensa

No ano em que, a 18 de Maio, se celebram os 135 anos do aniversário do nascimento de José Botelho de Carvalho Araújo, será constituída a Associação Comandante Carvalho Araújo.

A 30 de Maio, pelas 17 horas, no Salão Nobre do Palácio da Independência, em Lisboa, terá lugar a cerimónia de apresentação oficial desta Associação e lançamento do site institucional da mesma.

header-logoJosé Botelho de Carvalho Araújo, filho de José de Carvalho Araújo e D. Margarida Ferreira Botelho de Araújo, nasceu a 18 de Maio de 1881 na freguesia de São Nicolau da cidade do Porto, onde seus pais, que residiam em Vila Real, se tinham deslocado para visitarem familiares. Casou a 13 de Janeiro de 1906 na Igreja paroquial de S. Dinis, de Vila Real, com Ester Ferreira de Abreu. Descendentes do matrimónio nasceram sete filhos.
Frequentou a escola primária e o liceu de Vila Real e, ainda, concluiu os preparatórios na Academia Politécnica do Porto em 1897/99, para ingressar na Escola Naval de Guerra, em Lisboa, onde assentou praça em 12 de Outubro de 1899 como Aspirante de Marinha.

Promovido a Guarda- Marinha em 1903, Segundo- Tenente em 1905, Primeiro- Tenente em 1915 e, por distinção, a Capitão- Tenente em 29 de Novembro de 1918 (a título póstumo). Louvado diversas vezes (a bordo e em terra, no Continente, na Guiné, Angola e Moçambique) foi galardoado com as seguintes medalhas: Medalha de Cobre de Socorros a Náufragos de Filantropia e Caridade, Medalha de Prata de Valor Militar, Medalha Militar de Prata de Comportamento Exemplar, Medalha de Prata Comemorativa das Campanhas do Exército Português, tendo na respetiva passadeira a legenda ” Sul de Angola 1914/1915 “.

Deixe uma resposta