A.C.C.A. apoia Carrinha Solidária

A Associação Comandante Carvalho Araújo apoia a acção de solidariedade social “Carrinha Solidária” que se realizará no próximo Sábado, dia 10 de Dezembro, no Jardim dos Arcos em Oeiras. A acção tem como objectivo recolher bens para doar ao CESPA – Centro Social da Paróquia da Abóboda, tais como livros, material escolar, brinquedos, jogos, puzzles, triciclos, produtos de puericultura, roupa e sapatos para bebés e crianças.

No âmbito do Programa de Voluntariado da A.C.C.A e enquadrado com o objectivo de promover e colaborar com acções que reforcem a participação cívica no desenvolvimento da sociedade, entendeu a direcção da A.C.C.A associar-se ao Projecto Carrinha Solidária, apoioando esta acção de solidariedade social. O apoio da A.C.C.A. traduzir-se-á na mobilização de um grupo de voluntários que prestará suporte logístico à iniciativa.

O projecto Carrinha Solidária foi criado em 2010. As acções da Carrinha Solidária visam mobilizar as comunidades locais para a entrega de bens, como por exemplo livros, material escolar, brinquedos, jogos, roupa e sapatos, com o objectivo de apoiar Instituições locais com trabalho e méritos reconhecidos.

“Num mundo onde muitos têm muito e outros muito pouco, existe um espaço a percorrer entre os que querem ajudar e os que precisam de ajuda”.

Nas micro-acções de solidariedade social da Carrinha Solidária, o envolvimento activo da comunidade local e o trabalho dos voluntários são fundamentais, nomeadamente, ao nível da divulgação do evento (distribuição de postais porta-à-porta, afixação de cartazes no comércio local, divulgação nas redes sociais…) e, depois, na recolha, triagem, embalagem,transporte e armazenagem dos bens doados às Instituições.

O Projecto Carrinha Solidária, incialmente lançado por um grupo de amigos, foi mais tarde inserido nas iniciativas de responsabilidade social desenvolvidas pela Caixatec (Grupo Caixa Geral de Depósitos).

Por forma a incrementar o alcançe das acções realizadas, actualmente, existem dois eixos de desenvolvimento adicional para o projecto. Por um lado, as acções da Carrinha Solidária procuram parceiros locais que permitam multiplicar o número de pontos de recolha ao longo da semana anterior à data do evento. Por outro, o Projecto Carrinha Solidária procura parceiros que desejem organizar acções de forma autonoma, apoiando através da cedência da marca, desenvolvimento de imagem, promoção do evento, cedência de elementos identificativos, etc., Desde 2012 que são realizadas acções nesta modalidade – Lista de Acções da Carrinha Solidária.

cs_oeiras_flyer-acca

 

 

Deixe uma resposta