A Vida Pela Pátria

a-vida-pela-patriaJosé Botelho de Carvalho Araújo é a imagem do verdadeiro Herói Nacional. Amava a sua pátria e isso era patente nos seus discursos políticos e artigos jornalísticos escritos durante a sua curta vida que dedicou a Portugal. Homem de carácter e personalidade vincada, fiel aos seus princípios, de uma hombridade inequívoca, nunca virou a cara aos desafios que se lhe apresentaram durante o seu percurso pessoal e profissional. Quis o destino que a morte o levasse aos trinta e sete anos, durante o célebre combate com o submarino alemão U-139. “Morro como português”, estas foram as suas últimas palavras.

Carvalho Araújo prestigiou a Marinha, dignificou as Forças Armadas e honrou o país que o viu nascer. Libertou-se da morte e a sua memória vive entre os vivos. Mais do que homenagear o herói, o seu exemplo histórico, político e social deve ser partilhado com nacionais e estrangeiros e deve ser transmitido às gerações vindouras, despertando os jovens para o culto e prática dos inalienáveis valores nacionais, garantes de um mundo mais livre, mais justo e mais fraterno.

Pelo interesse histórico, local, nacional e internacional que representa Carvalho Araújo, a Associação Comandante Carvalho Araújo desenvolveu este projecto.