Arqueologia Marítima

Em colaboração com múltiplas organizações e entidades, a Associação Comandante Carvalho Araújo tem vindo a desenvolver esforços no sentido de avaliar a possibilidade de promover um ambicioso projecto de Arqueologia Marítima que visa explorar a capacidade real de localizar o navio N.R.P. Augusto Castilho, para numa eventual visita por Veiculo Operado Remotamente proceder à recolha de imagens e à colocação de uma placa de homenagem a todos quantos a bordo pereceram aquando do combate de 14 de Outubro de 1918.

Consciente da enormidade da tarefa, bem como das imprescindíveis exigências financeiras e materiais, mas ao mesmo tempo ciente do impacto mediático e relevância didáctica do sucesso na concretização do objectivo proposto, a Associação Comandante Carvalho Araújo tem igualmente promovido este anteprojecto junto das grandes produtoras de televisão deste tipo de conteúdos temáticos, bem como procurado identificar potenciais patrocinadores.

Para tal, tem a Associação promovido contactos e reuniões de trabalho com instituições nacionais e internacionais procurando nesta fase de anteprojecto, apurar quanto ao estado da arte, aos meios técnicos disponíveis, respectivos custos e disponibilidades. A concretizar-se, esta missão ao N.R.P Augusto Castilho constituirá um novo recorde mundial, uma vez que profundidade média na área do oceano Atlântico em que o navio se encontra é superior a 5000m. Mesmo com os meios tecnológicos actualmente disponíveis, esta missão constituí um enorme desafio!

expedicao