Programa de Voluntariado

A Associação Comandante Carvalho Araújo pretende assumir-se como interveniente activa na promoção da cidadania, da literacia, do conhecimento e da inclusão social, promovendo uma forma de envolvimento privilegiado com a sociedade através do seu Programa de Voluntariado. O principal objetivo deste programa é criar e desenvolver uma rede de voluntariado que permita:

  1. Valorizar os conhecimentos, as experiências, as competências, o sentido de pertença a um território e a um património cultural especifico – o da História e as vivências do passado profissional e cultural das pessoas, contribuindo para complementar a respetiva realização pessoal, o desenvolvimento do seu sentido de pertença, da sua autoestima e da sua cidadania ativa.
  2. Criação de atividades que reforcem a participação cívica no desenvolvimento da sociedade, compostas por pessoas dispostas a participar nas diversas atividades e serviços da instituição e a assumir um compromisso de forma gratuita, periódica e regular, beneficiando igualmente a Associação com o contributo de todos. 
  3. Promover atividades científicas, técnicas, patrimoniais, culturais e sociais para a integração de cidadãos nacionais em programas de voluntariado. 

Por ser aberto a toda a comunidade poderão integrar este programa todos os cidadãos maiores de idade que estejam interessados na oportunidade de exercer actividades complementares nas diferentes áreas da Associação, nomeadamente:

  • Investigação e ligação ao Ensino, nas áreas da História Contemporânea, História Militar, Cultura, Jornalismo escrito, Património Arqueológico Subaquático e Protecção e Preservação Ambiental
  • Acolhimento, acompanhamento e condução de visitas guiadas às exposições, museus, etc. 
  • Organização de eventos, conferências, colóquios e seminários
  • Promover e colaborar em iniciativas de solidariedade social